Os quatro fatores de classificação mais importantes de 2017, de acordo com os estudos da indústria SEO

Me lembro de ser surpreendido em 2013 pela lista do Brian Dean com mais de 200 fatores de classificação  no Google. Meu primeiro pensamento foi: “Uau!!! “, Seguido por” Isso será tão útil! “E, finalmente,” Ai meu Deus, não há horas suficientes no dia para por tudo isso em prática “.

Felizmente, nem todos os fatores de classificação tem a mesma importância – você pode e deve maximizar seus esforços de SEO concentrando-se em alguns fatores de classificação específicos. Claro, o algoritmo do Google está sempre mudando e não podemos confiar nos fatores de classificação de ontem à medida que entramos em 2017. Esses quatro principais fatores de classificação são baseados nos estudos mais recentes da SearchMetrics, Backlinko e do SEO PowerSuite.

Continue a ler para descobrir como otimizar seu site para os sinais importantes de hoje

1. Conteúdo

O conteúdo é um dos fatores de ranking do Google mais importantes, de acordo com Andrey Lipattsev, um estrategista de qualidade de pesquisa no Google. Isso não é novidade – o conteúdo tem sido um fator importante de classificação há tempos – mas nos últimos anos, vimos uma mudança de conteúdo focado em palavras-chave para conteúdo mais relevante escrito em linguagem natural. Em 2017 isso deve avançar.

Na verdade, o estudo SearchMetrics, citado acima, descobriu que apenas 53% das 20 principais consultas possuem palavras-chave na tag de título e menos de 40% das páginas de destino têm palavras-chave no H1. Esse número está caindo em relação ao ano anterior, o que “demonstra claramente que o Google avalia o conteúdo de acordo com sua relevância – e não pela inclusão de palavras-chave individuais”.

Então, qual é o formato ideal  do conteúdo “relevante” ? A resposta curta é: abrangente.

Considere o melhor resultado quando você digita no Google “Golden Retriever”:

Isso sustenta o que o Backlinko descobriu: a pesquisa semântica está aqui para ficar. As atualizações de Algoritmo, como o Hummingbird e o RankBrain, colocam um valor intenso na relevância e otimização semântica, o que significa que um exame aprofundado de um assunto em linguagem fácil de entender sempre vencerá o conteúdo denso em palavras-chave, porém ilegível.

A Backlinko também descobriu que o conteúdo de forma longa é melhor do que o conteúdo curto, provavelmente porque permite que os artigos abordem o tema com mais detalhes. Dito isto, a SearchMetrics descobriu que o conteúdo móvel geralmente é apenas 2/3 do tamanho do conteúdo desktop, e o uso do celular está em alta.

Como otimizar:

O conteúdo influencia uma variedade de outros fatores de classificação, como taxa de rejeição e CTR. Então, para obter melhores resultados, certifique-se de que seu conteúdo seja abrangente e relevante para o seu público.

Recomendo que você use o software de auditoria de conteúdo para:

Encontrar e corrigir conteúdo curto.

Explore menos assuntos, porém com maior detalhe em cada página.

Melhorar sua autoridade no tema em seu nicho.

2. Backlinks

Os backlinks continuam a ser um importante fator de rankeamento do Google, mas ao longo dos anos, o Google aprendeu a separar os links ruins dos bons. Mais links ainda resultarão em uma pontuação maior, mas somente se forem de vários domínios diversos e com autoridade.

A chave para uma forte campanha de construção de links em 2017 é criar conteúdo que as pessoas desejam, e depois promover esse conteúdo implacavelmente. Quando outras autoridades da indústria leem e criam links  para o seu conteúdo, o Google irá ler o texto âncora correspondente do seu backlink e considerará seu conteúdo mais relevante.

Quando seu conteúdo ganha muitos desses backlinks de alta qualidade, você bate três sinais de classificação importantes: número de backlinks, autoridade de ligação e diversidade de links.

Observe que um dos principais papéis dos sinais sociais é ganhar mais backlinks de alta qualidade. A SearchMetrics descobriu que a posição de classificação e os sinais sociais estão fortemente correlacionados em todos os canais de mídia social – embora o Facebook ainda seja a plataforma com a maior concentração de interações do usuário.

Como Otimizar:

Existem muitas maneiras diferentes de abordar a construção de links, mas todas elas se resumem ao marketing de conteúdo. Primeiro passo: crie conteúdo de alta qualidade. Passo dois: promova esse conteúdo.

Se você está tendo problemas para criar conteúdo original, considere usar a técnica de construção do link Skyscraper: Encontre o conteúdo relevante de outra pessoa com muitos backlinks, melhore o conteúdo com um artigo mais detalhado e compartilhe o seu conteúdo.

Também recomendo que você use o software de auditoria de links para obter uma imagem melhor do seu perfil de link. Use este software para:

Monitorar quantos links seu conteúdo possui e a qualidade desses links.

Alcançar parceiros de alta qualidade para backlinks.

Eliminar links de spam e de baixa qualidade; desautorizá-los se não conseguir removê-los.

3. Experiência do usuário móvel

Uma das maiores mudanças que vimos em 2016 foi a mudança do Google para priorizar a indexação de conteúdo otimizado para mobile. Isso significa que o índice do Google agora explorará principalmente a versão móvel dos sites em oposição à versão desktop.

A otimização móvel é um fator de classificação extremamente importante. Todos os 100 principais domínios mais visíveis possuem soluções amigáveis ​​para dispositivos móveis, de acordo com a SearchMetrics.

Em 2017, será mais importante do que nunca que seu conteúdo seja receptivo em todas as plataformas móveis e idêntico ao conteúdo em seu site de desktop. A facilidade de mobilidade é agora a norma, e com 85% de todos os sites que agora atendem aos critérios do Google por serem amigáveis ​​para dispositivos móveis, é hora de aprimorar seu site ainda mais – pense primeiro em dispositivos móveis.

Uma advertência: de acordo com o Google, se você estiver no processo de construção de uma versão móvel do seu site, não o lance até que ele seja concluído. Liberar uma versão móvel quebrada ou incompleta do seu site pode acabar prejudicando sua classificação mais do que ajudar; é melhor manter somente o seu site desktop até a versão móvel estar pronta.

A velocidade da página é outro fator de classificação importante que se relaciona fortemente com uma boa experiência do usuário. Os sites desktop devem ser carregados em 3 segundos ou menos, enquanto os sites móveis devem ser carregados em 2 segundos ou menos (de acordo com o SearchMetrics, os sites móveis top-rank são aproximadamente um segundo mais rápidos que seus equivalentes de desktop).

4. Outros fatores técnicos

Existem muitos outros fatores técnicos que podem desempenhar um papel importante na classificação do seu site. Esses fatores incluem:

Criptografia: o Backlinko ainda encontra uma forte correlação entre os sites HTTPS e as classificações da Google da primeira página e o SearchMetrics confirma que 45% dos principais sites usam criptografia HTTPS (acima de 12% em 2015). O Google confirmou em 2014 que os sites com uma criptografia HTTPS forte serão melhores do que suas equivalentes HTTP e, até 2017, os sites que não mudaram para HTTPS agora são marcados como inseguros no Google Chrome.

Título H1 e H2: há mais páginas de destino com um H1 e H2 no código-fonte este ano. A SearchMetrics encontrou uma forte correlação entre o uso de pelo menos um H2 e uma classificação mais alta.

Texto de âncora: o texto de âncora de correspondência exata ainda tem uma forte influência nos rankings, mas você arrisca uma penalidade no Penguin se seus links pareçam “não naturais “ ou spam. Certifique-se de que seu texto âncora de backlinks seja diverso e orgânico.

Como otimizar:

Mude para a criptografia HTTPS.

Faça uso de títulos de H2, especialmente se o URL superior em seu nicho não.

Certifique-se de que seu texto âncora é diverso e semanticamente relevante.

Remova todos os interstícios intrusivos do seu site móvel.

Conclusão

O SEO é uma indústria em constante evolução. Nos últimos anos, vimos o Google fazer um impulso constante para conteúdo rico, links de qualidade e uma experiência móvel perfeita. Outros fatores de classificação são certamente importantes e desempenharão um papel em seus rankings, mas se você priorizar a melhoria dos elementos do seu site relacionados a esses fatores, então você vai sair na frente da concorrência

Se você precisa de uma orientação especializada para obter resultados eficientes e reais conte com nossa agência de marketing digital Campinas.

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